blog andreaci

Conheça alguns tipos de Carretas

CARRETA BAÚ

Por ser uma carreta completamente fechada, fatores externos, como clima, vegetação e outros itens que podem causar danos acabam não impactando na mercadoria. Por isso, o equipamento é muito utilizado para transportar produtos frágeis, por exemplo: alimentos, bebidas, medicamentos e eletrônicos. A carga pode ser distribuída em fardos, paletes e caixas com o auxílio de empilhadeiras ou até mesmo manualmente, com a ajuda do trabalho humano.

CARRETA SIDER

Recomendada para cargas volumosas, a carreta sider pode acomodar peças automotivas, produtos de higiene, limpeza e outros, que normalmente estão acomodados em paletes e racks. Suas laterais são fechadas com lonas retráteis que facilitam e agilizam o processo de carregamento e retirada da carga.

Por ter laterais retráteis, o equipamento é ideal para empresas que adotam o sistema milk run, já que o acesso a todos os itens é facilitado independentemente se ele estiver no início, meio ou fim da carreta.

 

PORTA-CONTAINER

Como o nome já diz, nesse equipamento é possível transportar um container com o auxílio do cavalo mecânico. Nele é possível carregar os mais variados tipos de mercadorias. Os encaixes próprios para a fixação desse compartimento garantem maior segurança durante todo o trajeto.

CARRETA PRANCHA

As carretas prancha possuem as laterais abertas, ou seja, sem nenhum tipo de grade. São resistentes, por isso são usadas para transportar máquinas de grande porte e inteiras, como tratores, escavadeiras, colheitadeiras, carros ou outras cargas que não podem ser divididas em duas ou mais partes.

CARRETA BASCULANTE

Utilizada normalmente para transportar areia, brita e outros minerais. O equipamento conta com um sistema manual ou hidráulico de basculamento, que possibilita que uma extremidade se erga enquanto a outra continua presa, fazendo com que a carga escoe para fora da carreta.

 

CARRETA GRANELEIRA

Milho, soja, feijão e outros grãos costumam ser transportados por carretas graneleiras, assim como adubos, fertilizantes, barras de aço e sacarias. Esse equipamento normalmente é coberto por uma lona, que é presa ao redor da carreta. Pode ser utilizada em caminhões do tipo truck, rodotrem, bitrem, cavalo simples ou cavalo mecânico trucado.

 

Fonte: https://www.locacaodecarretas.com.br/156/tipos-de-carretas-e-suas-particularidades/